14 março 2018

Como planejar um intercâmbio do zero!



Estava ansiosa para fazer essa postagem. Imagino, que assim como eu, muitos leitores já sonharam alguma vez com fazer um intercâmbio: Conhecer um país novo, aprender uma nova língua e crescer com uma nova cultura. Mas, nem sempre é fácil dar o ponta pé inicial para uma nova aventura, mas nesse post eu vou te ajudar a sair daqui já com um intercâmbio planejado!


1- Escolher o programa! 

Se você começar a pesquisar sobre intercâmbio, vai perceber que existem milhões de formas de fazer essa viagem. Então, o primeiro passo que você deve cumprir é escolher qual é o programa que você quer fazer:

 - Curso de Idiomas: Esse é o mais comum! Nele, sua viagem será centrada no aprendizado de um novo idioma, através de aulas e de conversas com a população nativa. Esse programa é o mais versátil, onde você tem a liberdade de escolher a duração, a hospedagem e muito mais. 

- High School : Esse é para você ter uma experiência digna de High School Musical ( ou Glee - bem mais provável). Esse programa é um pouco mais restrito, pois nele você obrigatoriamente precisa estar cursando o Ensino Médio. Além disso, você precisa averiguar como será para regularizar esse semestre cursado no exterior aqui no Brasil, principalmente se for do Segundo Ano para frente, por conta do Vestibular.

- Voluntariado : O próximo que eu quero fazer! Nesse intercâmbio, você irá para um país ou área que necessite de algum auxilio, dos mais variados possíveis. Normalmente, você irá arcar somente com sua passagem e gastos pessoais nesse programa. Entretanto, não é qualquer um que está preparado para uma aventura desse porte, estão esteja muito confiante e bem mente aberta! Aproveite!

- AuPair : Eu não conheço muito bem esse programa, mas você encontra muitas informações sobre ele no Youtube. Nesse programa, você irá trabalhar como babá para uma família, na maioria das vezes nos Estados Unidos. Se você optar por esse programa, converse muito com outras meninas que já passaram pela experiência e escolha uma empresa de confiança! Todo cuidado é pouco. 

2 - Escolha sua agência!

Essa parte é bem difícil! Quando eu comecei a ver agências para o meu intercâmbio, tirei um dia somente para visitar o escritório de todas! Sim, todas! 
Para decidir, levei em consideração o preço ( muito importante kkk)e a confiança que senti durante as reuniões! Você precisa ter muita certeza antes de fechar um contrato, afinal, sua viagem está nas mãos deles!
Nesse dia, eu visitei a World Study, a STB, a EI e a CI. Após muito pensar, optei pela CI , que era a que mais conseguiu me proporcionar confiança com um preço mais em conta. Mas, a escolha é só com você, converse bastante e não guarde nenhuma dúvida. O Reclame Aqui é muito bom para te ajudar a não cair em nenhuma agência furada!

3 - Escolha seu destino!

Essa parte é uma delicia! É claro que isso depende da sua escolha de programa, mas vamos dizer que você tenha optado pelo tradicional, o curso de idiomas. 
Primeiro, escolha a língua que você quer se aprofundar ou aprender. No meu caso, eu escolhi o espanhol, o que me deixou um pouco limitada. Eu queria mesmo ir para a Espanha, mas a Europa estava com um preço muito alto para mim, então me prendi aqui na América do Sul. Se você for fazer inglês, tem algumas opções bem interessantes e clássicas. Enquanto isso, Francês e Italiano não possuem muitas opções. 
Segundo, estude muito bem suas opções de destino. O que você quer fazer além do estudo? Que tipo de passeios que você gosta? Está pronta para uma aventura mais radical ou gosta de um centro mais turístico e popular? Isso foi muito importante para minha decisão de optar por Santiago do Chile e te ajudará a decidir o seu. 
Lembre-se de averiguar a quantidade de brasileiro que há nessa cidade, te falo isso por experiência própria! 


Agora é só fechar seu contrato, agilizar os documentos, arrumar a mala e boa sorte! Que seu intercâmbio seja digno de todos os seus sonhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário