07 fevereiro 2018

A Louca das Séries: As telefonistas.



Sabe aquele momento em que você percebe que boa parte do catálogo da Netflix já ocupou seu tempo? Que não há nada de novo para assistir? Que as séries famosinhas já não te interessam mais?
Eu estava nesse momento. Estava cansada das mesmas séries, do mesmo gênero. Eu queria algo novo. Além disso, vocês conhecem o meu amor pela língua espanhola, não é mistério para ninguém. Agora que me formei no colégio, as séries espanholas deixaram de marcar as minhas semanas - assistia várias nas aulas de espanhol no colégio - e me deixaram com aquela saudade.
Juntando todos esses sentimentos, resolvi dar uma chance para essa série, que as vezes aparecia nas indicações da Netflix. E acreditem nessa coincidência, os dois protagonistas masculinos dessa série, eram os mesmos de uma que eu assistia ano passado no colégio ( El Internato).

Vamos parar de falar de mim e começar a falar dessa série incrível! Só interrompendo mais uma vez: Eu não sabia que a série era classificada para os 18 anos - e mesmo não achando justo, para mim o certo seria 16 - é bom sempre avisar!

Las Chicas del Cable, ou As Telefonistas, conta a história de quatro mulheres que começam a trabalhar como operadoras de uma empresa telefônica na década de 20.
Uma é inocente, vinda do interior para o primeiro trabalho. Outra é filha de um militar importante e a família é contra a liberdade que ela almeja, contra seu namoro e contra a vontade dela de trabalhar. Outra, que já trabalhava a mais tempo, é a "esposa perfeita", que vive crises com seu marido, que é contrario a vontade da esposa de manter um emprego. A última - para mim, a protagonista - se chama Alba. Essa mulher, fugiu de sua cidade de interior acompanhada de seu namorado, quando adolescente, mas acabou se perdendo dele e se envolvendo com maus caminhos.
Prestes a fugir da Espanha, Alba é acusada de um assassinato e em troca de sua liberdade, acaba fazendo um acordo para assaltar uma grande empresa, a  telefonia.
Alba, então, entra como telefonista e começa a planejar seu roubo, ela só não imaginava que o atual presidente da empresa nada mais é que seu amor da juventude, o amor de sua vida que chegou a Madrid com ela, há mais de 10 anos.
Alba, agora chamada de Lídia, deve decidir o que é mais importante para ela: sua liberdade, seus amores, suas amizades...

A série é extremamente atual, mesmo se passando a quase 100 anos! Sendo considerado um seriado leve, As telefonistas trata de como as mulheres eram vistas nessa época, abordando assuntos como violência domestica, direito ao voto, divórcios, trabalho feminino, casamentos abusivos, homossexualidade e outros temas, infelizmente, considerados polêmicos ainda hoje. É triste vermos como alguns trágicos assuntos continuam presentes até hoje, mesmo quase um século depois.

Além desses interessantes temas, a série também possui aspectos clichês que agradam o público mais romântico. Há algo mais clichê que um bom triangulo amoroso?
Lídia vive um entre seu amor de infância - Francisco, agora casado com a filha do dono da empresa - e o herdeiro problemático da telefonia - Carlos, que começa o relacionamento a base de interesse, mas acaba se tornando algo a mais.

Indico essa série para todos que querem ver algo diferente, algo que te faça refletir, algo que possua teor histórico, algo que possua um bom romance, algo que não seja de língua inglesa. E melhor, está na Netflix, você não tem desculpas para não assistir. Por enquanto, há duas temporadas disponíveis.


2 comentários:

  1. Despertou meu interesse. Vou conferir essa série. Tem em português?

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adoro a música do final dos episódios. Sabe me dizer qual é???

    ResponderExcluir