23 julho 2017

O Italki funciona?

Hoje venho falar de novo sobre o Italki, um site inovador que te conecta com milhões de pessoas do mundo inteiro e principalmente com milhares de professores de diferentes nacionalidades dispostos a te ensinar qualquer idioma que você esteja aprendendo.
Meu último post sobre o site foi um dos mais visitados aqui do blog e por isso trouxe um bem mais completinho e espero conseguir tirar todas as dúvidas de vocês (senão, pode deixar aqui nos comentários que irei responder).

Como usar?


Primeiro você tem que fazer um cadastro bem básico. Se você for aquela pessoa meio preguiçosa como eu, pode se conectar com o Facebook. Caso prefira do modo tradicional, coloque seu e-mail. Depois disso, coloque qual é sua língua nativa, verifique o fuso horário e o seu país atual, e o idioma que você quer aprender (por enquanto só um, mas você pode incluir mais no futuro).
Então, agora você deve escolher o tipo de pessoa que irá te ajudar a ficar craque naquele idioma que você tanto sonha. Para falantes da comunidade já está explicado em outro post aqui mesmo no blog (clique aqui). Nesse post eu vou me concentrar em explicar sobre os professores profissionais, pessoas formadas que estarão 100% preparadas para te ensinar.
Se você ainda não tiver cadastro e estiver o fazendo agora, o site já estará facilitando sua busca por professores, então é só preencher de acordo com sua preferência.
Caso você, como eu, já tivesse cadastro no site é só apertar em encontrar um professor e preencher os dados do seu professor. Qual língua você quer aprender? Esse professor tem que falar que idioma? Quanto você está disposto a pagar? Em que horário você pode fazer a aula?  Além disso, você pode adicionar tags que combinem com o seu perfil de aprendizado. Veja abaixo:

Escolhido o professor, você irá marcar uma aula com ele ( pode ser uma experimental, mais barata, para vocês se conhecerem e saber se é com ele que você quer estudar).
Agora, é só agendar hora e esperar pela sua aula.

Como será feito o pagamento?

O site é gratuito, só há custos para fazer as aulas profissionais. Para isso, você compra créditos que serão usados para qualquer aula, dependendo do preço do professor que você escolheu. Você pode comprar os créditos da maneira que preferir: cartão de credito/ debito, transferência bancaria, PayPal ou boleto.
Quando a aula é agendada, o credito referente é bloqueado. No fim da aula, você deve marcar que ela foi realizada com sucesso, só assim o dinheiro será transferido para o professor.
Há outras ferramentas que são gratuitas:

  • ·         Parceiros de idioma na comunidade ( post aqui!): Essa é uma das funções mais legais do site na minha opinião.
  • ·         Ler artigos escritos no idioma que você está aprendendo
  • ·         Caderno: Você pode escrever um texto e ele será corrigido por falantes da língua.
  • ·         Respostas: Sabe aquela dúvida chata que gera uma discussão entre seus amigos? É só perguntar e um falante do idioma vai te ajudar!
  • ·         Discussões são como fóruns para debater sobre algo do idioma.
  • ·         Language Hacking são dicas que valem a pena dar uma lida.


Eu não sei nada! Posso usar?

Recebi tantas perguntas desse tipo que tive que colocar aqui. Sim, você pode usar. No Italki há diversos professores já preparados para ajudar iniciantes. Caso você ainda se sinta despreparado, pode escolher algum professor brasileiro do idioma, pois no momento de aperto ele pode te dar uma mãozinha usando o português.

 

É seguro?

Essa pergunta surge muito quando é algo referente a internet. Realmente, você tem que ter cuidado quando se trata dos parceiros de idioma, mas se você usar o chat do site, ou Skype , com responsabilidade  não terá nenhum problema. Eu uso o site a bastante tempo (uns 2 anos) e nunca tive nenhuma reclamação. 
O pagamento também é bem seguro, todo o valor só vai ser creditado depois de uma aula finalizada e confirmada por você!

 Dá resultado? Você usou? Dá para aprender?

Sim, eu usei. Agora, vou contar em detalhes como foi a minha experiência com as aulas pagas!
Para trazer o conteúdo mais aprofundado para vocês comprei 10 dólares, para fazer algumas aulas experimentais (com esse valor consegui fazer as 3 permitidas).
Eu nunca suportei cursinhos de inglês, achava muito parado e sem resultados, mesmo após anos sentada naquela pacata sala de aula. Tudo o que eu sabia do inglês era por causa das séries, filmes, jogos...
Quando marquei a aula com uma professora britânica, já expliquei que eu não sabia nada de inglês. A aula começou na hora marcada com um chamado da professora via Skype.  Galyna, minha professora, começou fazendo perguntas simples e um teste de nivelamento a base da conversa e de pequenas leituras. Depois de 10 minutos, eu já conversava no idioma sem medo inclusive pensando na língua, me surpreendi em descobrir que eu já sabia inglês, só precisava tirar a prova real.
A segunda aula que eu marquei foi com uma professora argentina. O espanhol é a minha segunda língua, inclusive vocês já sabem que fiz um intercambio em Santiago. A aula foi bem descontraída, bem voltada para a conversa. No fim dessa, Vitória me apresentou á uma outra classe de professores do Italki, os Tutores da Comunidade. Esses são pessoas que ensinam o idioma para quem já tem um conhecimento bom e não precisam ser formados como professores da língua escolhida, e claramente são mais baratos. Uma boa opção para quem só quer uma conversação e já tem domínio do idioma.
A terceira aula que eu marquei não foi tão boa quanto eu pretendia, já que a professora desapareceu e não me atendeu na hora marcada sem nem ao menos dar uma explicação. Entretanto, para mim foi bom para que eu pudesse vir contar para vocês como funciona nessas horas. Assim que deu o horário que a aula terminaria, o Italki perguntou como tinha sido a aula. Eu, logo, contei que não havia tido a aula e eles me devolveram os créditos referentes. Ponto positivo!

Conclusão:

Estou ainda mais apaixonada pelo site e indico que todos vocês conheçam, confiem em mim! Qualquer dúvida, pergunte aqui nos comentários!
Quer aproveitar o Italki e ainda ajudar o blog?  Entre no site clicando em um dos links aqui embaixo! Boa aula, bom aprendizado, boa aventura por culturas!

6 comentários:

  1. Por gentileza. será que você pode me ajudar? Estou tentanto marcar minha primeira aula pelo Italki, mas não consigo porque o suporte do Skype foi desativado no Brasil sendo que as plataformas atuais não aceitam a instalação. Tento usar através do facebook e não consigo. E eu já comprei créditos de $100.00. O que posso fazer. Grata.

    ResponderExcluir
  2. Bruna estou receosa de fazer uma aula experimental no italki porque ainda tenho muitas dúvidas.
    Eu nunca usei o Skype para fazer aulas online. não sei como funciona numa aula,o que tenho que fazer?
    Outra duvida é como passae para o fuso horário do Brasil?Não vi nada no site.
    Também não sei como funciona a aula para tomar nota, a professora não vai ficar esperando ou a aula fica gravada e depois eu poss fazer as anotações?

    ResponderExcluir
  3. Não encontrei a opção pagar por boleto

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo post, estava procurando alguém que comentasse sobre a experiência, foi bem esclarecedor.

    ResponderExcluir