22 junho 2015

Resenha: Garota Online

 
"Penny tem um segredo.
Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida.
Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum.
De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.
Garota Online é um livro encantador, que traduz exatamente o que significa crescer e se apaixonar na era digital."

Penny é uma típica adolescente , desastrada e cheia de inseguranças. Sua melhor amiga não é tão amiga assim , está apaixonada pelo galã da escola que parece não estar nem aí para ela , possui uma tendência de pagar micos e tem frequentes ataques de pânico, por causa de um acidente de carro que sofreu. Penny só tem companhia de sua louca , porém maravilhosa família,  seu vizinho e incrível melhor amigo Elliot, que acabara de assumir sua homossexualidade, e seu recém criado blog, onde desabafa com o codinome Garota Online. 
Sua mãe , organizadora de casamentos, recebe um convite para planejar um casamento em Nova York antes do Natal, o que acaba sendo uma saída para Penny, que acabara de pagar um mico tão grande que se tornou viral na internet. Então Penny embarca para os Estados Unidos na companhia de seus pais e de Elliot, onde sua vida irá mudar por completo. 
Lá ela irá conhecer Noah, um garoto extremamente lindo e musico! Ele será responsável por despertar sentimentos que Penny nem sabia que existia. Ela aprenderá muito sobre o amor e sobre ela mesma, tudo sempre compartilhado no blog. Tudo seria perfeito se Noah não tivesse um segredo que custará tudo, até a identidade secreta de Penny. 
 
Quando eu criei o blog, sempre pensei que seria um lugar onde eu pudesse desabafar através dos meus textos, e essa é a mesma ideia de Penny. No seu blog ela conta tudo, tudo mesmo, mas sempre mantendo o anonimato. O legal foi o jeito que a autora conseguiu mostrar tanta coisa relacionada aos adolescentes no mundo digital. Deixou claro os benefícios e malefícios da internet, o bullying, a homossexualidade, os ataques de pânico, tudo sem tornar a historia pesada. Na verdade foi bem ao contrario, a leitura é leve e bem divertida, estou até agora com um sorriso bobo estampado no rosto.  
Falando da autora, todo mundo que vive nesse mundo de blogs e Youtube, conhece ou pelo menos já ouvir falar da Zoella, autora do livro. Zoe conseguiu retratar bem os pensamentos de uma adolescente ( Penny tem 15 anos ) nesse mundo da internet, que hoje é tão presente na nossa vida. 
Falando um pouco de Noah, ele é um personagem muito apaixonante, tipo muito mesmo. As sacadas dele são contagiantes e eu me pegava rindo do nada. Graças a deus que não tinha ninguém perto de mim. A irmã dele também é uma graça. Sobre o segredo dele, eu já meio que previa, estava sentindo que era aquilo. Mesmo assim, fiquei me remoendo de curiosidade e só sosseguei quando descobri. ( na verdade só sosseguei mesmo quando acabei o livro).  
Já falando da Penny que é nossa principal, eu vi muita gente falando mal dela e dizendo que não conseguiram se identificar, mas o meu caso foi diferente. Me identifiquei muito com a Penny, em vários aspectos. Seja na vontade de ser ouvida, e no caso usa a internet, o modo atrapalhada que ela tem e que não consegue dizer a coisa certa, o modo que se apaixonada tão facilmente, mas infelizmente sempre olha para o lado ruim da coisa antes de pensar nos lados bons.... Enfim, eu me identifiquei com a Penny e me sentia angustiada sempre que ela estava mal. 
Outro personagem fascinante é o Elliot, uma pena que ele apareça tão pouco. Já os outros personagens eu não possuo uma opinião  formada, detesto a Megan com todas as minha forças, mas infelizmente posso dizer que há muitas " amigas" assim na nossa vida. Já Ollie é o tipo garoto pelo qual se tem uma paixão platônica e descobre que ele é um completo idiota. ( Na verdade Penny, eu já sabia só faltava você se tocar né amiga? ) 
Acho ,sinceramente, que a autora poderia ter se aprofundado um pouco mais na situação de Penny com os ataques de pânico. Zoe não aprofundou nem no que Penny sentia, nem no que fazia ela superar realmente. E era uma coisa que eu esperava ver.
Sim , o livro é bem clichê e mesmo eu não sendo muito fã desses romances clichês eu adorei e me diverti muito com a leitura e com os dilemas da personagem principal. Que venha mais livros Zoella.
 
" Tem muitas coisas fervilhando dentro de mim, mas fico insegura de falar delas em voz alta"
 
" Estou me sentindo muito diferente (...) . É porque, pela primeira vez, sinto que minha vida é minha de verdade, que estou no comando do meu próprio destino. Não estou mais reagindo ao que todo mundo faz ou diz (...) finalmente estou escrevendo meu próprio roteiro"
 
" As vezes você precisa encarar seus medos para perceber que eles nem são reais"
 
"Mas depois eu me perguntei se, às vezes, as amizades não são como as roupas e, quando começam a causar desconforto, não é porque fizemos alguma coisa errada. Significa simplesmente que crescemos, e elas não servem mais para a gente"


Nenhum comentário:

Postar um comentário